25 março 2007

Piano Preparado

Estive a ver um programa que me agradou bastante, na RTP2. O Maestro Vitorino de Almeida dissertou sobre um género musical que até agora me tinha passado despercebido. Esse género, inventado por John Cage, músico americano, tem o nome de piano preparado. Nada mais nada menos do que por por cima das cordas do piano objectos que alterem o som do piano quando tocado. Pelos vistos este género musical é visto como uma possível forma de música, mesmo para os mais entendidos. Imaginem o que é tocarem piano, com colheres, livros, ou até mesmo sapatos em cima das cordas do piano. Sem dúvida uma sonoridade e uma realidade, no mínimo estranha. John Cage também ficou conhecido como o homem que escreveu uma peça para orquestra onde todos os músicos não tocam. É isso mesmo, uma peça com 4.33'', em que o público não escuta uma nota de música! Este deve ser o paralelo do filme português de João César Monteiro, Branca de Neve. Neste filme o realizador poupou o público de ver as imagens do filme, só tendo a oportuniade de o escutar. As mesmas concordâncias, os mesmos sentidos. Uma sala com público, onde se retira ao espectador um elemento que compõe a obra. Sem dúvida a arte dá que pensar. Eu prefiro a música experimentalista feita com sacos de plástico ou com fechos de casacos, os chamados zipers.
Para quem ainda não experimentou, não custa começar, o som até que é agradável, e com sorte conseguem imaginar no som obtido aquela música de que tanto gostam. Eu consegui, e até que não estava nada mal...

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece-me uma transgressao desnecessaria, mas respeito todo e qualquer experimentalismo, alias dei comigo agora mesmo a imaginar o som de Debussy num piano submerso