19 novembro 2011

Qual o rumo que o país vai levar?

Qual o rumo que o pais vai levar? Façamos em conjunto um exercício. Imaginemos que temos somente, dois cenários de futuro possíveis. O primeiro. Saímos da União Europeia. Este é um cenário possível, mas longínquo, para alguns. Neste cenário, o mais provável seria, termos um golpe civil ou militar, ou os dois. E porquê este cenário? Porque não conseguimos como pais ter dinheiro para nos sustentar. E porque não temos esse dinheiro? Em primeiro lugar porque gastamos mais do que recebemos. Contas fáceis de fazer. Só cá entre nós, os países mais ricos do mundo são aqueles que mais devem. Curioso. Quanto mais se ganha, mais se deve. Neste primeiro cenário, voltaríamos as filas do leite e do pão. As manifestações dos desempregados e dos mal amados. Seriamos um pais sozinho, a venda literalmente. Recursos naturais, poucos. Sol, areia da praia, e árvores. Ah, esqueci-me do cimento. Falha minha, falta referir um. Como diria Poirot... as pequenas celulazinhas cinzentas. Este é para mim o nosso recurso mais valioso. Pode ser que tenhamos petróleo, ouro ou até lençóis freáticos de coca-cola debaixo de todo o país... pode ser. Comparem os lucros anuais da coca-cola, com o nosso PIB... parecidos. Este cenário da revolução, do golpe ou da viragem, é absolutamente ineficaz. Não podemos todos ir para as praias vender bolas de Berlim, não temos turistas que cheguem. Se este cenário acontecesse, não me admirava mesmo nada que fossemos colonizados pelos nossos hermanos. Fazendo a jangadazinha e tentando salvar um povo, unindo-nos mesmo que fosse economicamente ao vizinho do lado. 
O segundo cenário? Ficar na União Europeia. Exorcizar todos os cimenteiros e exploradores terrenos que este povo teima em fazer nascer. Estes comedores, nascem no mesmo pais que tu e eu. Só que são mais espertos. Controlam desde a idade média a politica e tudo o que possa interferir com  a sua vontade de comer. E estes filhos da puta comem, mas não deixam nada para que os outros comam também. Nobreza, Clero e Plebe, se bem me lembro. Há poucas coisas que mudaram na mentalidade social do povo Português. Há mais cenários? Talvez. Mais uns quantos...

1 comentário:

Urban Cat disse...

O texto é interessante, muito! Mas a imagem...OMG...o que me ri!!!