15 outubro 2011

Akhenaton

Akhenaton ou Aquenáton (cujo nome inicial foi Amen-hotep IV ou, na versão helenizada, Amenófis IV) foi um grande faraó da XVIII Dinastia egípcia. A historiografia credita esta personalidade com a instituição de uma religião monoteísta entre os egípcios, numa tentativa de retirar o poder político das mãos dos sacerdotes, principalmente aqueles do deus Amon da cidade de Tebas.
Para concentrar o poder na figura do faraó, ou para apenas retirar o poderio dos sacerdotes, Akhenaton instituiu o deus Aton como a única divindade que deveria ser cultuada, sendo o próprio faraó o único representante e mediador dessa divindade. Outras fontes acreditam que Akhenaton apenas queria retirar o poder dos sacerdotes, que em muito influenciavam a vida política dos egípcios, de forma muitas vezes nocivas.
Alguns estudiosos sugerem que Akhenaton tinha ascendência alienígena. O formato de seu crânio demasiadamente alongado (comprovada por estudos arqueológicos) teria posteriormente influenciado diversas culturas ao redor do mundo.
in "wikipédia"
Para saber mais clique aqui.

3 comentários:

Urban Cat disse...

Ahhh o Rei Herege, como era conhecido.

Existe uma teoria de que Akhenaton deve ter sido preterido e até mesmo rejeitado por seu pai por sofrer de uma doença congênita causadora de deformações físicas. Essa teoria não é nova, no entanto, esse Egiptólogo encontrou uma nova doença mais plausível para Akhenaton.

Vejamos:
As estátuas e representações de Akhenaton retratam-no como sendo um indivíduo de crânio e dedos alongados, tórax estreito, quadris largos e, por vezes, hermafrodita. As explicações para um retrato tão bizarro o indivíduo que deveria ser (e era) um Deus Vivo são muitas, mas nenhuma é muito clara. Lembremos que até então os Faraó, independentemente da aparência real que tivessem, eram retratados como sendo pessoas fortes e viris, de traços perfeitos e equilibrados, sem demonstrar quaisquer emoções, como um Deus deve ser.
Independentemente do que tenha acontecido, uma coisa é certa: as modificações artísticas foram ordenadas por Akhenaton, pois só o Faraó teria poderes para romper com mais de 1500 anos de tradições estilísticas. Resta saber por quê?

oguardador disse...

Marta:
Há quem diga que este senhor sofria de várias deformações ósseas congénitas. Que essas deformações foram passadas para os seus descendentes.
Há provas de crânios alongados em Nazca e em outros pontos do mundo. Uma forma de identificação? Ou somente uma forma cultural de expressar um sentimento ou cargo? O seu tumulo já foi descoberto, mas mesmo assim as especulações continuam...

Urban Cat disse...

Ainda há muito por desvendar ;)