10 dezembro 2010

Destino

Um tema que me foi sugerido por alguém, como outros que aqui estão. Pergunto por vezes, já que assim me obrigo a falar sobre um assunto que não me seja induzido por mim mesmo.
Frases que me ficaram na memória: o destino somos nós que o fazemos, o que é nosso está guardado, não há impossíveis, viver um dia de cada vez, o destino está traçado, é impossível mudar o teu destino.
Afinal o que é o destino? Para mim o destino, é o que ainda não foi, o que ainda não sou, o que ainda não aconteceu. O futuro será portanto o destino. Não acredito que o destino, o futuro já esteja escrito num qualquer papel, numa qualquer caixa e guardado a sete chaves. Já fiz tantos erros na vida, que influênciaram o meu amanhã, que não creio que já estivesse destinado faze-los. Decisões apressadas, repentes, mergulhos de segundos onde não é possível voltar atrás na plataforma da piscina. Saltei e não se pode voltar atrás. Somos o produto das nossas acções. Há que aceitar os erros e os sucessos, e evoluir. Não remeter para o destino, uma forma de desculpa egoista, para as acções falhadas e as conseguidas. Sou realista neste aspecto. Há que aceitar as consequências das minhas acções, e tentar fazer melhor para a próxima.
Saber perder hoje para saber ganhar amanhã. Esta frase colide com a moral vigente, que me remete para a culpa. Sou bombardeado pela sociedade, por vários atavismos morais e dogmas sociais. Existe hoje em dia, um constante fluxo de carga negativa que faz com que o individuo per si, se sinta culpado e apontado a dedo, marginalizado, quando não alcança o sucesso. E aqui o sucesso a que me refiro não é o sucesso merecido e conquistado, mas o sucesso efemero e arrancado a ferros, só porque tem que ser. O sucesso vem com o trabalho e o esforço de cada um. Como diaria Fernando Pessoa, "i know not what tomorrow will bring".
Agora antes de acabar, uma provocação a mim mesmo. Tenho gosto pela astrologia, numerologia, tarot, quiromancia, entre outras. Estou tranquilo, porque ainda tenho mais algumas vidas...

Sem comentários: