10 setembro 2009

Rasgam-se as luzes

Diante dos gigantes que pela aurora nadam,
Eu e tu, estamos cada vez mais perto.
De frente para as nuvens negras que sobre nos se abatem,
Estamos cada vez mais perto.
Rasgam-se as luzes dos dias, as escuras noites.

Considero as pretensões, as pulsações.
Comprometo a certeza e o racional.
Respiro e volto a respirar, novamente...
Resguardo a capacidade de amar de novo.

De vez em quando sopro água pela boca.
Como torradas com café com leite. E tu?
Afagas o que não conheço em mim. Nada mesmo.
Lembro-me das pedras grandes. As fragas nos montes.

Sobre qualquer coisa que possa ser, adiante ser.
Rio de prazer e deixar ser. Mais torradas.
Sobra-me o tempo. Tantos relógios! Segundos...
Tanto tempo. Tanta vontade.

3 comentários:

Urban Cat disse...

O tempo...ah o tempo!
É cruel não é?

Catarina disse...

Passo, na noite da rua suburbana,
Regresso da conferência com peritos como eu.
Regresso só, e poeta agora, sem perícia nem engenharia,
Humano até ao som dos meus sapatos solitários no princípio da noite
Onde ao longe a porta da tenda tardia se encobre com o último taipal.
Ah, o som do jantar nas casas felizes!
Passo, e os meus ouvidos vêem para dentro das casas.
O meu exílio natural enternece-se no escuro
Da aia meu lar, da rua meu ser, da rua meu sangue.
Ser a criança economicamente garantida,
Com a cama fofa e o sono da infância e a criada!
O meu coração sem privilégio!
Minha sensibilidade da exclusão!
Minha mágoa extrema de ser eu!
Quem fez lenha de todo o berço da minha infância?
Quem fez trapos de limpar o chão dos meus lençóis de menino?
Quem expôs por cima das cascas e do cotão das casas
Nos caixotes de lixo do mundo
As rendas daquela camisa que usei para me baptizarem?
Quem me vendeu ao Destino?
Quem me trocou por mim?
Venho de falar precisamente em circunstâncias positivas.
Pus pontos concretos, como um numerador automático.
Tive razão como uma balança.
Disse como sabia.
Agora, a caminho do carro eléctrico do término de onde se volta à cidade,
Passo, bandido, metafísico, sob a luz dos candeeiros afastados
E na sombra entre os dois candeeiros afastados tenho vontade de não seguir.
Mas apanharei o eléctrico.
Soará duas vezes a campainha lá do fim invisível da correia puxada
Pelas mãos de dedos grossos do condutor por barbear.
Apanharei o eléctrico.
Ai de mim; apesar de tudo sempre apanhei o eléctrico
Sempre, sempre, sempre...
Voltei sempre à cidade,
Voltei sempre à cidade, depois de especulações e desvios,
Voltei sempre com vontade de jantar.
Mas nunca jantei o jantar que soa atrás de persianas
Das casas felizes dos arredores por onde se volta ao eléctrico,
Das casas conjugais da normalidade da vida!
Pago o bilhete através dos interstícios,
E o condutor passa por mim como se eu fosse a Crítica da Razão Pura...
Paguei o bilhete. Cumpri o dever. Sou vulgar.
E tudo isto são coisas que nem o suicídio cura.

Àlvaro de Campos

borboleta disse...

Eu como torradas com sumo de laranja... :)

Respiro de ânsia, respiro de ti.

*