18 agosto 2008

Consciência

Existe em nós mesmos uma coisa a que se chama consciência. O que é a consciência? No dicionário consciência significa:

do Lat. conscientia

s. f.,
verdade;
honestidade;
rectidão;
honradez;
conhecimento, ciência;
facto que produz remorso;
cuidado extremo com que se executa qualquer trabalho;

Psic.,
consciência do eu por si mesmo.

- moral: função da consciência que consiste na distinção entre o bem e o mal;
em -: de boa vontade;
meter a mão na -: examinar com atenção os próprios actos ou sentimentos;
objecção de -: acto de recusar servir como soldado;
voz da -: sentimento íntimo que nos avisa do que se passa em nós, dando-nos o conhecimento das nossas acções, aprovando-as ou reprovando-as.

Ora tomando por certo o que acima está escrito, podemos dizer que quando falamos em consciência, esta pode tomar muitos significados, dependendo sempre de como é usada.
Cada um de nós tem a sua realidade, o seu mundo. Ter consciência desta individualidade em nós mesmos é concerteza um degrau que se sobe na escada do conhecimento. Mas, atira-nos para um patamar de incerteza e dúvidas ainda de maior responsabilidade. Se temos consciência do nosso eu, como individualidade única, sabemos portanto que todos os outros tem o seu próprio mundo, a sua realidade única. Uma realidade onde os sentimentos a constroem e propagam.
Esta conciência do outro, enquanto ser que constroi uma realidade única e diferente de como acha que ela é, inconscientemente faz com exista uma inflexão no acto de olhar o outro.
E tomar essas dúvidas como boas é um caminho difícil de aceitar. Eu tomo esse caminho.

2 comentários:

Urban Cat disse...

Este é sem duvida um tema que daria pano para mangas...a consciencia é algo que nos arrasta umas vezes para cima e outras para baixo. A minha deixa-me tonta quando exige demais de mim.
Confuso? Talvez, mas eu sou assim ;)

Beijos

oguardador disse...

Nada confuso. Ela exige demais de ti? não faz ela parte de ti também?
Agora sim estou confuso...
Bjs